Publicado em
10/05/2025
às 15:57
Em Goiás
Uma denúncia anônima resultou na prisão de um homem suspeito de vender minério extraído de garimpo ilegal. Na residência do suspeito, em Cristalina (GO), foram encontradas cerca de 7 toneladas de minério sem comprovação de origem legal. A prisão ocorreu na manhã de sexta-feira (9).
Ao chegar ao local indicado pela denúncia, os agentes avistaram, pela fresta do portão, uma balança de plataforma e vários sacos de ráfia, comumente usados por garimpeiros para armazenar e transportar minério. Com a autorização do suspeito, a equipe entrou na propriedade e confirmou a presença de grande quantidade do material.
Segundo a polícia, o homem alegou que o minério era extraído de um areal em sua propriedade, mas não apresentou documentos que comprovasse a legalidade da atividade. Além dele, estavam na residência uma adolescente, que se identificou como sua esposa e proprietária do imóvel, sua mãe e duas crianças.
Durante a busca, foi encontrada com o suspeito uma carteira com R$ 1.100 em notas de cem reais. Diante do risco de fuga e de seu estado de nervosismo, ele foi algemado e conduzido à delegacia.
Devido ao grande volume de minério, a equipe transportou apenas 229,7 kg como amostra para perícia. Uma guarnição da Polícia Militar permaneceu no local para garantir a preservação do restante do material até a chegada de especialistas.
A adolescente e sua mãe compareceram ao CIOPS de Cristalina para prestar esclarecimentos.
As autoridades investigam se o suspeito integra uma rede maior de extração e comércio ilegal de minérios. O caso será encaminhado à Justiça, e ele pode responder por crimes ambientais e exploração irregular de mineração.
Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.
30/04/2025 às 07:37
28/04/2025 às 15:42